Na verdade, Luís Fernando Veríssimo é amado ou odiado por muitos. Já ouvi gente dizer que não vê o menor talento nas linhas escritas pelo cronista... Já vi e ouvi também muitos elogios a respeito do trabalho jornalístico e das colunas feitas por ele.
Particularmente, gosto muito de seus textos. Claro, gosto de textos claros. Para ser bem escrito e para expressar o necessário, não é preciso que um texto tenha somente palavras difíceis. Acho que quanto mais simples, melhor. Infelizmente, tenho apenas dois livros de Luís Fernando em minha estante, mas sempre leio suas colunas. Nelas, inclusive, já encontrei muitas verdades descritas. Digo e repito: a pura verdade. Nua e crua.
Esse jeito tão particular de escrever sobre a vida, os sentimentos, as perspectivas, diferentes pontos de vista e esse humor tão simplório, me faz sua fã. Gosto mesmo dos textos curtos e ao mesmo tempo bem trabalhados de Veríssimo. Consigo me ver em muitos e assino embaixo de tantos outros.

“Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.”
“Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito.”
“O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença."
“Não deixe de acreditar no amor, mas certifique-se de estar entregando seu coração para alguém que dê valor aos mesmos sentimentos que você dá, manifeste suas idéias e planos, para saber se vocês combinam, e certifique-se de que quando estão juntos aquele abraço vale mais que qualquer palavra...”
“Paquerar é bom, mas chega uma hora que cansa! Cansa na hora que você percebe que ter 10 pessoas ao mesmo tempo é o mesmo que não ter nenhuma, e ter apenas uma, é o mesmo que possuir 10 ao mesmo tempo.”
“O que nos leva a escolher uma vida morna? A resposta está estampada na distância e na frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos "bom dia", quase que sussurrados.”
“Mas eu desconfio que a única pessoa livre, realmente livre, é aquela que não tem medo do ridículo!”
“Cinema é melhor pra saúde do que pipoca! Conversa é melhor do que piada. Exercício é melhor do que cirurgia. Humor é melhor do que rancor. Amigos são melhores do que gente influente. Economia é melhor do que dívida. Pergunta é melhor do que dúvida. Sonhar é melhor do que NADA!”
“Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data.”
“Pensando bem em tudo o que a gente vê e vivencia e ouve e pensa, não existe uma pessoa certa pra gente. Existe uma pessoa que se você for parar pra pensar é, na verdade, a pessoa errada. Porque a pessoa certa faz tudo certinho!"
“Acho a maior graça. Tomate previne isso,cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas não exagere... Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos.”
“Quando se deseja realmente conquistar um coração, é preciso que antes já tenhamos conseguido conquistar o nosso, é preciso que ele já tenha sido explorado nos mínimos detalhes, que já se tenha conseguido conhecer cada cantinho, entender cada espaço preenchido e aceitar cada espaço vago.”
“Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.”
“Ainda pior que a convicção do não, a incerteza do talvez, é a desilusão de um ‘quase’. É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi.”
"Quando a gente acha que tem todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas."

Nenhum comentário:
Postar um comentário