
Em meio a dicionários e dicionários da língua portuguesa, encontrei uma definição que me pareceu bastante coerente, mesmo misturando conceitos e utilizando a palavra paixão como sinônimo da palavra amor. Claro que definir o 'amor' não é algo assim tão simples... Acho até que, além de uma tarefa árdua, é humanamente impossível.
Meio coisa de maluco, não?! Mas quero explicar que amor e paixão são coisas distintas. Idéia ‘sinistra’ essa de começar a comparar dois sentimentos, querer explicá-los separadamente e, ainda por cima, tentar dar um significado denotativo e concreto a essas emoções sempre tão abstratas! Devo estar com um parafuso a menos mesmo... Mas não importa, afinal de contas, ninguém é 100% normal!
Mãos à obra, então... E neurônios trabalhando. Já que cada um tem seu jeito de denominar as coisas como quiser (nesse caso, de sentir também), minha cabeça incrivelmente pensante e essa insistente vontade de encontrar explicação para tudo vão, agora, me ajudar a escrever sobre a louca diferença entre amor e paixão.
O verdadeiro amor espera
Penso que paixão seja aquilo que sentimos momentaneamente, durante um determinado tempo em que não vemos defeitos no outro. Sonhamos e idealizamos um parceiro ideal, perfeito, sem falhas. A paixão é aquele sentimento relâmpago, vasto e incandescente, algo repentino, intenso, que chega invadindo o corpo e a mente sem pedir licença. Por ser algo tão forte e que proporciona tamanho bem estar, muitas vezes, as pessoas confundem a paixão com o amor. Mas acredito que o amor de verdade seja muito mais que isso e vá além dessa linha imaginária.
Quando amamos alguém não importa se a ira de um instante feriu, se as palavras duras ou os aborrecimentos machucaram nosso coração. Continuamos a amar e a gostar do outro, pois podemos compreender as circunstâncias! Isso sim é amar. Amar significa perdoar os erros, lembrar dos momentos, respeitar as diferenças, ter estimo, entender as situações, desejar no mais íntimo, sentir a pessoa amada mesmo sem o toque físico... Amar é algo que resiste ao tempo e ultrapassa barreiras, mesmo com a distância.
O amor verdadeiro é uma esplêndida doação sem cobranças, sem imposições. Tudo ele suporta, tudo ele espera. Ele resiste a fortes vendavais, não se afoga em temporais e não murcha durante a seca. O verdadeiro amor é também razão, abnegação, ação, atitude. Em poucas palavras, um comportamento em busca de felicidade pode traduzir o amor! Este sentimento sublime, brando, pode despertar desejos, emoções diversas e, até, estimular o autoconhecimento.
O amor não é cego
Amar talvez possa ser a melhor forma de nos conhecermos. Claro! Vocês já conseguiram amar alguém, ou algo, sem primeiro saber o motivo pelo qual a pessoa, ou o objeto, lhe despertou interesse? A curiosidade nos instiga a procurar no baú de emoções o porquê de amar o próximo. Na verdade, seria mais correto amarmos o outro só depois que aceitássemos nossos defeitos e qualidades. A partir daí, procurarmos em alguém aquilo que de fato nos complete. Precisamos achar a pessoa ideal depois de encontrarmos à nos mesmos para, assim, haver uma total entrega.
O amor é necessário para tudo. É ele quem pode abrir nossos olhos para o mundo, já que precisamos amar para viver. Precisamos ser pessoas movidas pela força do amor e exercitá-lo a todo custo, mesmo que a pestana esteja no olho. Vamos, comecem a enxergar além do obscuro. Tiremos a trave do nosso olho antes de apontar a que está nos outros... Nutrir o amor ajuda a aniquilar o negativo.
Enfim, quero dizer, em meio a tantas palavras e opiniões, que não importa a circunstância, os fatos, a pedra no caminho... Não podemos ser coadjuvantes da vida. Sejamos personagens principais! Convido-os, caros amigos, a amar e a apaixonar-se, pela eternidade ou só por um instante. Porque no fundo, no fundo, as definições das palavras não importam tanto. Elas servem para sabermos as sutis diferenças, mas senti-las é muito mais interessante.
O amor valida erros, falhas e inusitados tropeços. O que diríamos, então, dos prazerosos acertos?

Um comentário:
Uma loucura mesmo essa historia de amor.. Nao concordo com uma coisa. Para mim, eh s.f.
=)
Postar um comentário